quarta-feira, outubro 04, 2006

Leite a ferver

À medida que o leite ia fervendo no fogão, os vários acontecimentos do dia iam borbulhando na mente de Joana. Tinha sido um dia realmente fora do vulgar. Apesar da maioria desses acontecimentos não terem grande importância, ou melhor grande repercursão na sua vida, outros eram tão distintos, tão importantes, que se assemelhavam à nata que se formava no fervedor. Alias, a expressão "Leite sem nata" que tantas vezes se aplicava na perfeição a Joana, era hoje totalmente sem nexo. A sua vida, num único dia, tinha-se tornado como um leite esquecido ao lume. Aumentando de temperatura, borbulhando, fervendo... Até que, atingindo aquela específica e mágica temperatura de 100 graus(*), começava a estrapolar as fronteiras habitualmente esperadas, vulgo fervedor.
Claro está que Joana teve que, atabalhoadamente, desligar o lume do fogão, pensando se valeria a pena voltar a fazer outra caneca de leite ou se alteraria a sua rotina bebendo leite frio.
Pensando nos acontecimentos do dia, decidiu-se por esta última. E admirou-se, ou melhor espantou-se, com o quanto gostava de leite frio.


(*) - Alterar ou não alterar? Tendo em conta os comentários acerca da temperatura a que o leite ferve, ponderei em alterar o texto, mas, tendo em conta a liberdade de alterar realidades que só a escrita criativa permite, dou-me ao luxo de nada alterar. Quaisquer reclamações, é favor remeter para os cientistas, quimicos e afins. Talvez eles tenham a dignidade de alterar as leis naturais...

5 comentários:

Anónimo disse...

A Joana conseguiu e quis beber o leite frio! Lixado é quando queres beber frio e a porcaria do leite não arrefece, apesar de continuares a "a soprar"! Será que devemos aceitar o q não conseguimos mudar? Não me parece, vou continuar "a soprar"
Bjitos
Susete

Anónimo disse...

... uma correcção química: só a água pura em condições normais (q é mto dificil de obter) tem uma temperatura de ebulição a 100ºC, o leite sendo contituido em grande parte por água mas nao sendo água pura ferve (ou tem uma temperatura de ebulição) menor. A temperatura d ebulição do leite varia com constituição do próprio leite mas deve rondar os 70ºC - 80ºC.
espero q tenhas aprendido algo :)
bjos

Anónimo disse...

... mais uma coisita: como nao fumo este blog nao é para mim...
...ainda outra coisita: tenho memorias da minha infancia de leite a ferver, do fogão sujo, do fervedor preto e de um cheiro horrivel pela casa a queimado (isto enquanto nao havia micro-ondas), de qualquer forma sempre preferi leite quente a leite frio...
...ainda uma terceira coisita:adoro o nome Joana!
bjos

naycotin disse...

Claro quetinham que ser 3 coisas...
são sempre...
já agora, a que temperatura entra a alma em ebulição??

Anónimo disse...

toda a gente sabe que a alma é gasosa, logo está para lá do ponto de ebulição. a pergunta mais importante: como entra a alma em sublimação.
um abraço amigo